Os 11 Pantanais
Por apresentar diversas paisagens, o Pantanal é classificado em vários Pantanais ou sub-regiões, que apresentam distintos regimes hídricos, distribuição de fauna e flora e características geológicas e químicas. O Plano de Conservação da Bacia do Alto Paraguai (PCBAP), primeiro grande programa que realizou estudos, pesquisas, levantamentos e diagnósticos sobre a região, identificou 11 áreas:
Pantanal de Barão de Melgaço - localização no mapa: unidade 21
Características: Solos arenosos ou areno-argilosos com concreções de ferro em áreas inundáveis de relevo plano. Terras inundáveis por 3 a 4 meses. Vegetação de Savana. Fauna residente em presença de ninhais. Área de recarga de aquíferos. Reservas Indígenas Teresa Cristina e Perigara. Turismo e pecuária extensiva. Potencial para preservação e turismo.
Pantanal do Paraguai - localização no mapa: Unidade 22-A
Características: Solos arenosos ou areno-argilosos com concreções de ferro em áreas inundáveis de relevo plano. Área de inundação por mais de 6 meses. Vegetação de Savana e Formações Pioneiras. Alta concentração de fauna. Área de reprodução em sistema de piracema para as espécies de: pintado, pacú, cachara, barbado, dourado e curimbatá. Contém o Parque Nacional do Pantanal e a Estação Ecológica Taiamã. Pecuária com pasto nativo.
Pantanal do Taquari - localização no mapa: Unidade 22-B
Características: Solos arenosos, de ambientes úmidos com forte presença de material orgânico em relevo de planície. Área de inundação por 6 meses. Instabilidade dos leitos fluviais. Vegetação de Floresta Estacional e formações pioneiras. Pecuária com pastagem nativa com pouca ocorrência de plantada, bananicultura e pesca.
Pantanal de Poconé - localização no mapa: Unidade 23
Características: Solos arenosos ou areno-argilosos com concreções de ferro em áreas inundáveis de relevo plano. Área de inundação de 3 a 4 meses. Vegetação de Savana. Área de reprodução de avifauna e de recepção e deposição de sedimentos. Pecuária extensiva em pasto nativo, pesca profissional e turismo. Potencial para preservação e turismo.
Pantanal de Cáceres - localização no mapa: Unidade 24
Características: Solos arenosos ou areno-argilosos com concreções de ferro em áreas inundáveis de relevo plano. Área de inundação de 3 a 5 meses. Concentração de fauna. Vegetação de Savana e Floresta Estacional. Potencial para preservação, turismo e pecuária.
Pantanal do Paiaguás/Nhecolândia - localização no mapa: Unidade 29
Características: Solos arenosos profundos e hidromórficos em relevo de planície. Inundação de 3 a 4 meses ao ano. Concentração de fauna. Vegetação de Savana. Área de recarga de aquífero. Pecuária extensiva com pastagem nativa. Potencial para pecuária em pasto nativo e para turismo.
Pantanal de Aquidauana - localização no mapa: Unidade 34
Características: Solos arenosos ou areno-argilosos com concreções de ferro em áreas inundáveis com relevo de planície. Áreas de inundação de 3 a 4 meses. Concentração de fauna. Vegetação de Savana. Pecuária extensiva como atividade econômica. Potencial para preservação.
Pantanal do Abrobral / Negro - localização no mapa: Unidade 36
Características: Solos argilosos e siltosos em relevo e planície. Área Área de deposição de sedimentos finos de instabilidade dos leitos fluviais com inundação por mais de 6 meses. Alta concentração de fauna e presença de capões de matas com sítios arqueológicos. Vegetação de Savana e Formações Pioneiras. Pecuária com pastagem nativa e turismo. Potencial para turismo e pesca.
Pantanal do Miranda - localização no mapa: Unidade 38
Características: Solos argilosos de baixa permeabilidade em relvo de planície, com inundações de 4 a 6 meses ao ano. Vegetação de Savana Gramíneo-Lenhosa e Paratudal (tabebuia). Atividades como rizicultura irrigada e pecuária extensiva com pasto nativo e turismo recreacional e pesqueiro.
Pantanal do Nabileque - localização no mapa: Unidade 39
Características: Solos argilosos com alto teor de sódio em relevo de planície, com período de inundação acima de 6 meses. Vegetação de Savana Estépica Gramíneo-Lenhosa e ocorrência de Carandazais, com concentração de fauna. Atividade de pesca profissional e esportiva e pecuária extensiva em pastagens nativas.
Pantanal de Porto Murtinho - localização no mapa: Unidade 44
Características: Solos hidromórficos e argilosos, com concentração de sódio, em relevo de planície. Área de inundação de 4 a 6 meses. Vegetação de Savana Estépica com ocorrência de aves chaquenhas. Atividade de pesca e potencial para preservação.
Nenhum comentário:
Postar um comentário